Publicado em

Banho do bebê nos dias frios: como dar banho no bebê no inverno

Banho do bebê nos dias frios

Você também sofre no momento do banho do bebê nos dias frios? Tomar um banho relaxante e ficar bem cheiroso é uma delícia, não é? Mas mesmo nós adultos que valorizamos um bom banho temos um certo medo dos dias frios. Afinal, tirar a roupa quentinha e depois sair da água quentinha podem ser os piores momentos do dia de algumas pessoas!

Acelere o banho do bebê nos dias frios

Especialmente para quem mora em regiões frias do Brasil, como é aqui no sul, ou mesmo para quem mora no exterior, dar banho no bebê no inverno pode ser bem doloroso. Isso porque o bebê pode chorar quando você tirar a roupa quentinha dele, e quando o bebê não fica tranquilo, o banho acaba demorando ainda mais. Uma primeira dica para dar o banho do bebê nos dias frios é já deixar tudo separado antes de levar ele para o banho: toalha, shampoo e sabonete, fralda, roupinhas, tudo já a postos junto da banheira.

Você não precisa transferir a banheira para o quarto, a não ser que facilite para você. Outra dica é retirar os brinquedos que normalmente o bebê usa na banheira, assim será mais rápido para você dar banho nele.

Banho do bebê nos dias frios

Como dar banho no bebê no inverno

Alguns especialistas defendem que o bebê deve tomar banho todos os dias, inverno ou verão. Outros dizem que não, que no frio rigoroso o banho pode ser dado em dias intercalados, e quando não for dado, o bebê deve ser limpo com panos úmidos especialmente na região das genitálias, evitando assim as assaduras.

Acreditamos que você mamãe deve conversar com o pediatra para ver o que ele pensa, e decidir o que fazer. De qualquer modo, a higiene precisa sempre ser bem feita, para a saúde do bebê.

Algumas dicas para dar banho no bebê no inverno:

  • Se for possível, escolha um horário de temperatura mais alta para o banho, entre as 10 e 14h, e sempre antes de amamentar o bebê.
  • Feche toda a casa, especialmente o cômodo que o banho vai ser dado. Não pode haver corrente de ar passando na hora do banho e na hora que tirar o bebê do banho.
  • Você pode aquecer o cômodo do banho e onde for vestir o bebê antes do banho, usando aquecedores de ar. Assim, o “gelado” do ar não será um incômodo ao despir o bebê.
  • Não aumente a temperatura da água pra compensar o frio, a pele dele é muito sensível e pode fazer mal a ele. Use termômetro e se não possuir, coloque seu antebraço ou seu cotovelo na banheira e se estiver bom para você, estará para ele.
  • Evite o uso excessivo de sabonete, pode ressecar a pele dele.
  • Se lavar o cabelinho dele, não saia de casa com ele de cabelo molhado. Também não coloque toucas, e também não é bom que ele durma com o cabelo molhado.
  • Após secar o bebê, coloque primeiro uma blusinha ou body, assim ele fica com o torax aquecido, o que é muito importante.
  • Leia aqui sobre como saber se o bebê está com frio.

Com essas dicas temos certeza que o banho será um sucesso!

Você tem mais alguma dica ou dúvida sobre o assunto? Comente abaixo e ajude outras mamães!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *