Grávida pode viajar de avião?

Grávida pode viajar de avião?

Durante a gestação as mamães tem tantas e tantas dúvidas, e uma delas é sobre viajar. Grávida pode viajar de avião? Em qual período da gestação? Todas as companhias aéreas tem as mesmas regras?

Grávida pode viajar de avião, sim!

Toda grávida pode viajar de avião, desde que não tenha nenhuma complicação médica, como sangramento, diabetes ou pressão alta. Caso a gestante já tenha um histórico de parto prematuro, também não é aconselhável.

O melhor período para viajar é no segundo trimestre da gravidez, até o 7° mês. Isso porque os enjoos e mau estar do início da gestação já terão passado e o bebê já estará bem formado no ventre da mamãe. Se a gestante estiver com até 27 semanas de gestação, por volta do 7° mês, ainda é muito tranquilo viajar de avião (se não for gestação múltipla, se for, é mais cedo).

Se a gestação for de 28 a 35 semanas (se gestação múltipla, é mais cedo) a gestante vai precisar assinar uma declaração de responsabilidade fornecida pela companhia aérea. E por precaução, seria bom ter um atestado médico garantindo que a gestante está em condições de fazer a viagem.

No começo da 36ª semana até o fim da 37ª (ou início da 32ª até o fim da 37ª, no caso de gêmeos), a gestante deve apresentar atestado médico com validade de 30 dias. A partir de 38 semanas (para os dois tipos de gravidez), é permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com o acompanhamento de um médico obstetra.

Vale ressaltar que é preciso conferir com a cia aérea que você for utilizar quais as regras dela. No geral são bem parecidas, mas podem mudar um pouco. Essas acima são específicas da cia aérea Gol.

Mas antes de tudo, converse com seu médico. Ele é quem pode verificar se está tudo bem com você e o bebê, e te liberar para uma viagem curta ou longa!

Siga essas dicas para um voo tranquilo:

  • Reserve uma poltrona perto da asa do avião, onde a estabilidade durante o voo é maior. Dê preferencia para uma poltrona do corredor, pois é certo que terá que ir ao banheiro algumas vezes.
  • Evite ficar o tempo todo sentada. Sempre que possível, levante para uma caminhadinha, e troque a posição das pernas frequentemente.
  • Antes da viajem alimente-se bem com comidas leves. Durante o voo, coma barrinhas de cereal, biscoitos, frutas, oleaginosas… tenha sempre à mão!
  • Beba muita água para não desidratar, mesmo que precise ir várias vezes ao banheiro.
  • Use meias de compressão (verifique com seu médico), é bom para aliviar o inchaço das pernas.
  • Lembre do atestado para ida e para volta, e carregue sempre com você ele, e sua carteirinha de pré-natal.
  • Verifique a viabilidade de fazer um seguro-viagem. (PS: várias mamães recomendam, é uma tranquilidade a mais, neh?)
  • Use roupas e calçados muito confortáveis!

Siga essas dicas e principalmente as orientações do seu médico, e boa viagem! 😉

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *