Publicado em

O perigo da tecnologia para as crianças

perigo da tecnologia para as crianças

A tecnologia chegou numa velocidade assustadora, e ao que tudo indica, ficará cada vez melhor, mais rápida e barata. Se por uma lado ela facilita e muito a vida de todos, inclusive mães e pais, ela também pode ser um perigo para as crianças.

A tecnologia em nossas vidas

A tecnologia trouxe muitas coisas boas, como a facilidade em se comunicar com pessoas distantes e próximas, a rapidez ao fazer compras ou pesquisar sobre qualquer assunto, entre tantas outras milhares de coisas. Mas, como tudo na vida, há também o lado que atrapalha.

Atrapalha nossa vida porque é demais, muito intenso e por muito tempo. Temos que nos policiar para não ficar toda hora com o celular na mão e encontrar outras formas de lazer. Se já é difícil para os adultos se manterem um pouco mais na vida real, imagina para as crianças, que adoram esses dispositivos tecnológicos. O que os pais podem fazer para que seus filhos não fiquem reféns da tecnologia, e se desenvolvam com saúde?

Acredito que o mais importante seja sempre o exemplo. Se os pais vivem com celular em mãos, as crianças também vão querer. Se toda vez que precisar acalmar a criança for lhe dado um dispositivo tecnológico, ela sempre vai querer, cada vez com mais frequência e por mais tempo. Se, por outro lado, os pais incentivam a prática de esportes e brincadeiras, e participam junto com as crianças, o interesse delas pela tecnologia não será tão intenso e tão cedo. Se os pais leem livros, o exemplo tende a ser seguido, e isso em todos os aspectos da vida.

perigo da tecnologia para as crianças

O perigo da tecnologia para as crianças

Nenhum adulto em sã consciência deixa uma criança sozinha no meio da rua e vai embora. Ninguém leva a criança ao parque e a deixa sozinha. Ninguém deixa um filho pequeno zanzar sozinho numa praia. Claro, isso é inimaginável!

Mas o que vemos hoje é que os pais/responsáveis fazem isso com o uso da tecnologia. Dar um celular/ tablet/ computador nas mãos de uma criança e ir fazer alguma coisa em outro lugar é como largá-la sozinha em uma via movimentada. É preciso falar sobre os perigos do mundo digital!

Infelizmente violências são cometidas através da internet. Pedófilos entram em contato através de redes sociais, de aplicativos de comunicação. Vídeos de todos os tipos são encontrados ao dar uma busca no Google. Muita maldade pode ser feita através de um dispositivo eletrônico.

Sim, é difícil falar disso, criamos a ilusão que se nossas crianças estiverem dentro de casa elas estarão seguras. Precisamos aceitar que não. Precisamos tomar cuidado, ficar de olho em tudo que é feito por nossos filhos, e conversar com eles sobre os perigos desse mundo virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *