Alimentação da mãe que está amamentando

Alimentação da mãe que está amamentando

Nessa fase tão importante da maternidade, é essencial que a lactente se alimente bem para que o leite produzido seja da melhor qualidade. Veja como deve ser a alimentação da mãe que está amamentando.

Como deve ser a alimentação da mãe que está amamentando

A alimentação da mamãe interfere diretamente na qualidade do leite produzido. Bons hábitos alimentares garantem um leite rico para o seu bebê, essencial nos primeiros 6 meses de vida.

Mas então como deve ser a alimentação da lactente? A alimentação deve prover nutrientes e energia suficientes para a produção do leite materno, além de manter a mamãe saudável.

O ideal é fazer no mínimo 5 refeições ao dia, sendo o café, almoço e jantar as principais, e lanchinhos nos intervalos. Frutas, oleoginosas, iogurte e cereais são ótimos para esses lanches. Nas refeições principais lembre do básico: uma fonte de carboidrato, proteína e legumes/verduras.

Água é muito importante para a mamãe ficar hidratada e produzir o leite. O ideal são os 2 litros no mínimo. Se a urina estiver clara, é sinal de que está se hidratando bem.

O que não comer?  Substâncias como cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso, o ideal é evitá-las. Café, chocolate, chás e refrigerantes não são bons aliados nessa fase, podem fazer com que o bebê fique irritado e sem sono.

Alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, feijão e repolho, estimulam a produção de gases. Nesses casos, é bom que a quantidade consumida seja reduzida, ou mesmo evitados.

É verdade que amamentar emagrece?

Quando as mães estão amamentando elas precisam de mais energia. Nesse período a quantidade de energia a mais é de cerca de 500 calorias. O depósito de gordura acumulado durante a gravidez também é utilizado para fornecer energia para a produção do leite. Por isso, quanto mais a mulher amamentar exclusivamente, maior será o gasto energético.

Assim sendo, esse período é sim ótimo para perder os quilinhos obtidos na gestação.

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *