O seu filho chora para cortar o cabelo?

O seu filho chora para cortar o cabelo?

Para uma grande parte das mamães, cortar os cabelos dos filhos é um teste de paciência e uma prova de adrenalina. O seu filho chora pra cortar o cabelo? Veja algumas dicas para contornar essa situação.

Por que a criança chora para cortar o cabelo?

Para nós adultos não faz sentido o total desespero de algumas crianças ao ir ao salão de beleza. A maioria das crianças não apenas chora, mas grita, esperneia, faz um verdadeiro escândalo.

Quem leva o filho ao salão, normalmente a mãe acompanhada de alguém, fica sem saber como ajudar na situação e acaba tendo um alto nível de estresse. Normalmente as mães seguram os filhos com força para que o cabeleireiro acabe o corte sem machucar a criança, e a criança fica ainda mais desesperada sendo segurada.

Se o seu filho chora para cortar o cabelo, você pode tentar as dicas a seguir ou pode optar por cortar o cabelo dele em casa. Muitas mães assistem tutorias em vídeo e aventuram-se ao cortar o cabelo dos filhos, e na maioria das vezes, dá certo!

As crianças podem chorar por vários motivos: ambiente estranho, uma pessoa estranha vai ficar perto dele com instrumentos que ele não conhece ou não gosta. Medo da tesoura ou da maquininha, etc etc.

seu filho chora para cortar o cabelo 1

Dicas para a criança não chorar

  1. Leve sempre ao mesmo salão de beleza, se possível, e procure um que seja especial para o público infantil (esses possuem ambiente lúdico, brinquedos e treinamento especial para lidar com crianças).
  2. Converse sempre com o seu filho antes de ir, mesmo q ele ainda seja bebê. Diga que vão ao salão, que ele vai ficar ainda mais bonito, que vão mexer no cabelinho dele e que você estará sempre junto, que é divertido e não dói. Se tiver medo da palavra “cortar”, use ajeitar, pentear, arrumar, etc.
  3. Apresente antes para ele os instrumentos como a tesoura. Brinque imitando o barulho da tesoura, crie uma historinha. Se ele usará a maquininha, brinquem com isso, imaginem que é um carrinho passeando na cabecinha dele…
  4. A capa pode assustar ele também, principalmente quando é menor. Você pode pedir pra não usá-la e levar um paninho ou fraldinha dele para colocar no lugar.
  5. Dê algo para criança se distraia, como um livro de ilustrações, um desenho q ela adore.
  6. Não leve a criança para cortar o cabelo no dia ou semana da vacina, médico ou dentista. Ela sempre vai associar o corte a algo ruim.
  7. É bom chegar ao salão um pouco antes do horário, para criança observar todo o ambiente e se familiarizar.
  8. Sempre elogie depois do corte, diga como ele ficou bonito, que vai até colocar uma roupa nova, que vão passear para comemorar, etc. É legal que você o leve para algum lugar diferente e elogie para outras pessoas o quão bonito ele ficou com o cabelo novo.
  9. Paciência!

Esperamos que essas dicas ajudem, e se tiver alguma dica a mais, compartilhe conosco nos comentários!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *