Xô Piolhos! Como evitar e eliminar esses horríveis bichinhos

Xô Piolhos! Como evitar e eliminar esses horríveis bichinhos

Os piolhos são sem dúvida um dos maiores horrores das mães! Saiba como evitar que seus filhos sejam contaminados por esses parasitas.

O que são os piolhos?

Piolhos são insetos de cerca de 3mm (tamanho de um grão de gergelim) que são também conhecidos como pediculose, e provocam uma forte coceira no couro cabeludo, podendo formar lesões cutâneas.

Transmissão

Eu lembro que minha mãe dizia: “minha filha pega piolho até se ele estiver lá na esquina!”

Na realidade, isso não acontece. O piolho não pula de uma cabeça para outra, ele é transmitido por contato direto. Ou seja, ele anda de cabeça em cabeça, ou de outras superfícies como chapéus, travesseiros, escovas de cabelo, tiaras, etc.

Por isso é tão comum que a transmissão aconteça no ambiente escolar. As crianças tem um contato muito próximo umas com as outras. É mais comum na idade entre 3 e 11 anos, e as meninas são os maiores alvos, por causa dos cabelos longos.

Como prevenir

A melhor prevenção é a informação. Não há produtos que evitem a infestação de piolhos e qualquer pessoa pode pegar. A única forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas, e nem sempre isso é possível, especialmente no ambiente escolar.

É importante dizer também que pegar piolhos não é falta de higiene, muito pelo contrário! Eles geralmente preferem um ambiente seco, não oleoso e limpo.

Para prevenir, converse com seu filho sobre o assunto e lembre ele diariamente de não dividir seus acessórios de cabelo com os coleguinhas.

É bom também que diariamente seja utilizado o pente fino nos fios dos seus filhos, para checar a presença do inseto antes que ele espalhe seus ovos (famosas lêndeas).

Como tratar a infestação de piolhos

É necessário que se faça a higienização do couro cabeludo, assim como o uso de soluções escabicidas. Vale lembrar que os escabicidas não matam as lêndeas, então é necessário um trabalho minucioso para retirar todas elas do cabelo, com pente fino.

Diluir vinagre na mesma quantidade de água e aplicar nos cabelos ajuda na retirada dos insetos, mas não matam os bichinhos. Trocar a roupa de cama diariamente é necessário para eliminá-los, e depois de lavar a roupa de cama é aconselhável passá-la a ferro. Os pentes e escovas de cabelo usadas devem ser lavados e desinfetados com álcool.

Se julgar necessário, levem seu filho ao dermatologista, pois ele é o profissional que irá indicar o melhor tratamento para seu filho.

 

 

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *